O ciclo menstrual mostra quatro lados da vida, que se encontram presentes na própria natureza. Quatro faces que vivem em nós e nos ensinam e mostram como vivir feliz. A primavera com a fase pré-ovulatoria, o verão com a fase da ovulação, o outono com a etapa pré-menstrual e o inverno com o nosso sangramento, a nossa menstruação (saiba mais aquí sobre o ciclo menstrual. Assim como a natureza se transforma e ao mesmo tempo é cíclica, nós também somos, e ter este ritmo interno em sintonia com a natureza permite-nos aceder a uma grande sabedoria e a um grande poder a partir do momento em que aprendemos a dançar a dança do nosso próprio ciclo menstrual.
A natureza sabe exactamente qual o momento para germinar as sementes, para dar os frutos ou para descansar, o nosso corpo também, só temos que ouvi-lo e acima de todo respeita-lo para dança-lo e organizar as nossas vidas de acordo com o nosso próprio ciclo.
Obviamente, nesta sociedade, com horas marcadas por relógios, empresas,… totalmente alheio aos ritmos da natureza, é uma loucura falar de sincronizar a nossa vida com o nosso ciclo menstrual, e por isso temos tanta dor e sofrimento, por essa incoerência entre as nossas necessidades corporais e as nossas exigências externas, … mas não é por suprimir e ignorar o nosso ritmo natural interno que ele deixará de estar presente para nos guiar.
Carla Trepat