Por que temos tão mau humor quando estamos na pré-menstruação? 

preme1-e1519046136514
A sabedoria do nosso corpo é infinita, ele cuida de nós sem que nos demos conta.
A capacidade do corpo para gerir informação e tudo o resto é de uns 5 milhões, e a capacidade da mente é de aproximadamente 40.000, então o que nos chega ao cérebro é um resumo muito simplificado, os títulos principais e pouco mais.

Por que digo isto?

Primeiro para que aprendamos a confiar na incrível sabedoria do corpo e depois para explicar o motivo da nossa irritabilidade, quando estamos na fase pré-menstrual.
Quando o nosso corpo entra na fase pré-menstrual começa a fazer uma autolimpeza, o que significa que ele recolhe as partículas tóxicas que no dia-a-dia não conseguiu gerir e coloca-as novamente na corrente sanguínea para poder expulsá-las de novo. É como se fizesse uma limpeza minuciosa durante esses dias. A nossa irritabilidade, ansiedade, raiva ou desconforto é uma consequência de todas essas toxinas (e também sensações) que o corpo está a limpar. Graças a esta fase, o nosso corpo ficará, depois, mais limpo e em paz.

É semelhante a quando fazemos um detox e, durante os primeiros dias, sentimos essas mesmas sensações desagradáveis que nos dizem que estamos limpando as toxinas do nosso corpo. É por isso que estamos por alguns dias intoxicadas e logo nos sentimos mais limpas do que antes.
Se você tem pré-menstruações muito difíceis, pergunte-se a si própria que experiências ou emoções tóxicas ou desagradáveis você acumulou durante o mês, se o seu corpo tem muito para limpar é que anteriormente você as acumulou.
Proponho duas coisas:

Seja consciente da sua dieta: muitos tóxicos, muita limpeza. Tente diminuir os tóxicos (farinha branca, açúcar, álcool, tabaco,…)

Seja consciente do stress que você pode acumular: muito stress muita limpeza.

E, finalmente, ajude o seu corpo a se limpar durante esses dias. Durante a fase pré-menstrual, tome chá de urtigas*boldo**,… beba muita água, água com limão pela manhã, caldos, sopas, … Coma pouco por dois dias, só verduras e chás para limpar, que ajudarão e facilitarão este processo interno de limpeza do corpo.
Bem, isso é tudo, espero que a próxima vez que sinta essa irritabilidade da fase pré-menstrual você possa rir um pouco e ajudar a seu corpo a se manter saudável.

*Urtica dioica

** Peumus boldus Molina

 

Nota: Pode também transmitir estes coselhos de autocuidado à sua filha, se a idade dela já está próxima à menarca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: