2021 Marcha Mundial das Mulheres (Primeira parte)

 

womenwagepeace1

Conta a lenda que uns exploradores iam andando pela selva, acompanhavam-nos outros homens, que eram os seus escravos e que se encarregavam de carregar as bagagens. Conta-se que estes homens rápido se sentaram e se negaram a mover-se. 

Os exploradores furiosos, bateram-lhes, gritaram-lhes, mas nada, eles não se moveram, disseram que tinham ido demasiado rápido e que a sua alma tinha ficado para trás, agora tinham que a esperar para poder seguir em frente. Esperaram umas horas e quando eles sentiram que a sua alma tinha regressado, seguiram o seu caminho. 

Creio que o nosso mundo está a ir demasiado depressa, corremos de um lado para o outro, sem pensar, sem sentir, sem viver. Corremos para chegar a muitos lugares, e quando chegamos corremos a outros, nada nos satisfaz, nada nos é suficiente. Temos um vazio interno que tentamos encher com comida, roupa, telemóveis, mensagens, … Mas nada é suficiente!

O vazio é tão grande que estas coisas tão banais não podem enchê-lo… Perdemos algo tão essencial… Como a nossa ALMA.

A nossa alma, esse estar em casa estejamos onde quer que estejamos, esse sentir-se bem com o corpo que temos, esse estar feliz com quem somos.

E não somos só nós que corremos infelizes pela nossa vida, mas fazemos correr as pessoas ao nosso redor também…

Quando é que nos esquecemos de respirar? De suspirar? De nos sentarmos junto ao fogo e simplesmente estar?

Sinto que o nosso mundo vai à deriva, à deriva da vida, da vida como eu a entendo, de prazer e amor, de valores bem assentes, de ser e de menos fazer, de amar e beijar.

E tudo pode ser bem diferente, juntas podemos devolver esse suspiro de vida ao mundo, de parar, reflexionar, sentir e viver. Transformando-nos para transformar ao mundo.

Faço uma chamada a todas as mulheres que sintam que este mundo pode ser diferente e que está nas nossas mãos transformá-lo. Faço uma chamada a que, entre todas, criemos um movimento o suficientemente poderoso para transformarmos a nós próprias e ao mundo no qual vivemos. Eu sei que se está gestando em mim, em vocês, na terra, no ar, na água e no fogo.

Transformemos este mundo e devolvamos-lhe o prazer que merece.

Deixo-vos com um vídeo que me apaixonou e que para mim, tem as raízes dessa mudança. Um vídeo que nasceu do movimento WomenWagePeace de Israel e Palestina, um movimento liderado por mulheres que pedem a paz entre estes territórios, fazendo caminhadas entre muitas outras coisas. Esta caminhada em concreto durou duas semanas.

Porque se as mulheres paramos e andamos, cantamos e rimos, nós nos transformaremos a nós próprias e o mundo nos seguirá.

Contem-me, o que pensam? O que sentem?

Continuarei a contar, subscrevam-se ao blog e assim, continuaremos a tecer.

Aho!

Carla Trepat

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: