O cuidado do sangue HIGIENE ÍNTIMA

menstruaciocc81n

O que usar quando menstruamos?

Absorventes, pensos higiênicos, tampões, copos menstruais,.. Como é que isso afeta o nosso corpo?

Ninguém além de ti sabe o que é melhor para o teu corpo, mas há algumas informações que necessitas saber.

Os absorventes1 e tampões comerciais (como Intimus, Always, Evax, e muitas outras) são feitos de plástico, contêm produtos químicos e tóxicos que penetram no teu corpo através da tua vagina e, além disso, não te permitem respirar. A nossa vagina é como uma segunda boca, colocarias qualquer destes produtos na boca durante 5 dias?

O plástico não deixa que o teu corpo transpire, pelo contrário, cria uma umidade idônea para o crescimento de fungos e bactérias, ou seja, o local perfeito para infecções vaginais. Para já não falar dos tóxicos. Existem algumas pesquisas que provam que esses produtos utilizam químicos tóxicos nada saudáveis nem amorosos para as nossas partes mais íntimas.

Os tampões também produzem secura (nada bom para tua vagina!) e absorvem não só o sangue menstrual, mas também a nossa mucosa necessária para proteger a vagina.

ALTERNATIVAS

Há muito tempo que temos outros produtos disponíveis, mas como não gastam tantos milhões em publicidade, não são tão conhecidos. Mas não deixam de ser infinitamente melhores para o teu corpo.

Aqui te conto alguns que experimentei e os que uso.

compresasAbsorventes de pano: O remédio ancestral mais usado da história da humanidade. Agora com algumas melhoras. Tu mesma podes fazer ou procurar na rede milhares de mulheres que se dedicam a criar absorventes de pano, com diferentes materiais como fibra de bambu que é muito absorvente e outras tantas maravilhas. São as que eu uso e gosto de limpar o meu sangue com as minhas mãos, regar as plantas com o meu sangue e ensinar a minha filha o prazer de tocar e sangrar nos meus absorventes.

foto: Aires de Cambio

copaCopa menstrual: Outra maravilha criada há já algum tempo. É uma copa de silicone que se põe dentro da vagina, como um tampão, recolhe o teu sangue e depois se retira para esvaziar. Assim de simples. Não seca a tua vagina, dura 10 anos e é bastante econômica. Pessoalmente já experimentei e prefiro os absorventes, mas muitas amigas estão encantadas com a copa. Experimenta e escolhe, vai depender muito do teu gosto.

Absorventes e tampões de algodão ecológico de um só uso: Estes absorventes e tampões seriam o equivalente às compressas e tampões comerciais de plástico. Porém são fibras naturais e ecológicas, que mesmo sendo de um uso só, não envenenam o teu corpo nem a terra. Eu uso-as quando tenho que estar muitas horas fora de casa e não quero ir com os absorventes de pano. (Natracare, Naty, Organyc.. São algumas marcas).

Há mais alternativas como as esponjas naturais, mas ainda não as experimentei.

Vou experimentar!

Carla Trepat

 

Trad. Adriana Robles

 

1 Pensos higiénicos em Portugal.

 

Anúncios

2 Comments on “O cuidado do sangue HIGIENE ÍNTIMA

  1. Gratidão pela partilha.

    Você poderia indicar locais que comercializam absorventes de pano ou ecológicos ?

    [logo Isabele]
    💡 Psicóloga & Coach de Inteligência Emocional
    📞 (11) 9 9540-9898

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: