Reconheces a tua fase pré-menstrual?

Nas imagens da Flor da Vida do livro “O Tesouro de Lilith”, encontrarás os principais protagonistas da atividade do nosso sistema reprodutor durante o ciclo menstrual: o endométrio, o óvulo e o muco cervical.

O endométrio é representado nesta história pelas pétalas da Flor da Vida e é o rosto interno do útero: a terra fértil aninha o óvulo fecundado para se alimentar enquanto não se desenvolve a placenta. Trata-se de uma mucosa muito rica em nutrientes e por esta razão muito difícil de manter, desta forma, se não há nenhum óvulo fecundado que a aproveite, o corpo constrói-a e destrói-a a cada mês. A menstruação é a expulsão deste velho endométrio.

Neste sentido, o fluxo vaginal pode nos dar uma ideia da fase em que estamos.
O fluxo vaginal é composto, principalmente, pelo muco cervical, que é um muco que se produz no colo do útero para permitir ou impedir a entrada de espermatozóides. Deste modo, quando estamos férteis (os seis dias antes da ovulação aproximadamente) segregam um muco elástico parecido à clara do ovo, e quando estamos inférteis (o resto do ciclo) não aparece nenhum muco ou aparece um parecido com o iogurte. Ao observar o nosso fluxo vaginal podemos saber em que fase do ciclo estamos e aproveitar conscientemente as suas qualidades.

Em resumo os sintomas são: mucosa vaginal esbranquiçada, espessa e pegajosa que impede o movimento de espermatozóides. Pouca energia, sensibilidade emocional, aumento dos conflitos, infertilidade. Momentos de entrega e limpeza. Sonos mais claros.

Nesta fase, a nossa energia começa a diminuir, como as folhas. Estamos emocionalmente vulneráveis e suscetíveis, a nossa fertilidade chegou ao fim. Começamos a viver com menos luz e a familiarizar-nos com as nossas sombras. É um tempo para conectar com a nossa intuição.

E você, consegue reconhecer que está na pré-menstruação?

Conheça outros artigos na mesma linha…

O porquê do síndrome pré-menstrual (irritabilidade, choro, raiva…)?

A sabedoria oculta do nosso útero

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: