O útero, o grande tesouro de Lilith

Quão diferente é a vida de uma mulher que sabe como é o seu corpo e conhece o seu funcionamento desde pequena.
Para que assim seja, vamos incluir estes órgãos na sua vida diária, falando sobre eles e mostrando-os através de imagens ou do próprio corpo da mãe.

Nesta história dá-se um ênfase especial à representação do útero – a Flor da Vida – no corpo da mulher, uma vez que é um órgão muito poderoso completamente esquecido pela nossa sociedade, essencial para o ciclo menstrual e o ciclo de reprodução, para o prazer (tanto para a excitação como para o orgasmo) e para a intuição (é o centro intuitivo da mulher).
Ninguém fala sobre ele, crescemos ignorando-o e muitas mulheres adultas não nos damos conta dele nem o sabemos localizar no nosso corpo.

Do ponto de vista da sexualidade, a vida das mulheres pode ser dividida em três grandes etapas: a infância, a etapa fértil e a maturidade. Durante a etapa fértil somos cíclicas, ou seja, vivemos ao ritmo de um padrão que se repete periodicamente (o ciclo menstrual e o ciclo de reprodução) enquanto que durante a infância e a maturidade somos lineares. Todas as mulheres necessitamos interiorizar estes saberes sobre a nossa biografia desde bem pequenas.

Em O Tesouro de Lilith as mudanças que as mulheres vivem em cada fase do ciclo são explicadas através de duas imagens: a Flor da Vida (que representa o que acontece no aparelho sexual) e a árvore Avó Margarita juntamente com Lilith (que simbolizam as mudanças no estado geral das mulheres).

O ciclo menstrual é muito fácil de entender se imaginarmos que cada fase corresponde a uma estação: a pré ovultória á primavera, a ovulatória ao verão, a pré-menstrual ao outono e a menstrual ao inverno. Por esta razão, a árvore Avó Margarita ilustra uma estação diferente em cada fase do ciclo, e juntamente com Lilith transmitem a essência de cada fase.
Nas imagens da Flor da Vida, encontrarás os principais protagonistas da atividade no aparelho sexual durante o ciclo menstrual: o endométrio, o ovo e o muco cervical.

As meninas estão sempre preparadas para ouvir a história fascinante do ciclo menstrual e o ciclo de reprodução. Isso sim, como uma história com personagens e emoções, não como uma palestra sobre biologia humana distante da sua realidade.

Anúncios

2 Comments on “O útero, o grande tesouro de Lilith

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: