Minha filha, o teu corpo é teu, é o teu templo, o teu tesouro.
Só tu decides quem o toca, quem o abraça, quem te pega ao colo e quem te dá mimos, só tu!
Se alguém te toca e tu não gostas, demonstra-o à pessoa e solta a tigresa ou a loba que há dentro de ti e que te protege, arranha se necessário, ruge e corre!
Conta a toda a gente e especialmente a mim.
O teu corpo é teu, é o teu templo, o teu tesouro.
Só tu decides quem o toca,
Só tu!
As vezes conversas tão simples, tão tranquilas, podem prevenir muito!
Momentos valiosos onde podemos abrir estas questões passam diariamente à nossa frente e fechamos os olhos, fechamos a boca e fechamos o coração.
É necessário falar de sexualidade, somos sexualidade, a humanidade é sexual, evadir estas conversas não é bom para ninguém, nem para si nem para os seus filhos.
Falemos, reflitamos, perguntemos sem medo, com curiosidade, demos a estas pequenas pessoas as ferramentas necessárias, façamos delas pessoas fortes.
Os abusos sexuais acontecem em qualquer casa, não importa a sua riqueza ou educação, eles podem acontecer em qualquer casa, por um amigo, um familiar, …
Isso é difícil de controlar, mas podemos encher essa pequena pessoa de segurança e confiança, de valor e conhecimento O teu corpo é teu e só tu decides quem o toca!
Vamos começar por nunca forçar a criança a dar um beijo ou um abraço, se ela não quer, vamos continuar por criar um vínculo de comunicação e liberdade para perguntar, e dar-lhe amor, muito amor! Que ela conheça a sua tigresa, a sua loba, ou o animal que ela mais goste, e que lhe dê poder, que ela saiba que, se precisar, esse animal vive dentro dela e que lhe dá garras, força, coragem, e pernas ágeis, e que morde. Claro que morde! E bem forte!
Já chega de meninas cor-de-rosa, frágeis e indefesas! Chega!
As meninas tal como os meninos sabem rugir, morder e lutar se é necessário, e nós temos que ensinar-lhes que se elas precisam podem fazê-lo!
A educação sexual é um direito, é liberdade!
Carla Trepat