O porquê do síndrome pré-menstrual (irritabilidade, choro, raiva…)?

2sabifemenina

Ao longo do dia acumulamos pequenas gotas de tristeza, raiva, irritação, … pequenas gotas que, às vezes, nesse momento não temos nem tempo nem vontade ou não sabemos sequer como expressá-las ou liberá-las. Pequenas gotas que ficam dentro de nós e se vão acumulando, juntando-se umas com outras e tornando-se cada vez mais e mais grandes dentro de nós.

Durante a fase pré-menstrual e às vezes também na fase menstrual, o nosso corpo libera-as, expelindo-as de forma natural, com choro, raiva, irritações, … e nós perguntamos “mas de onde que vêm esses sentimentos tão ruins agora?” Pois obviamente, eles não vêm do momento presente, mas sim de tudo o que você acumulou ao longo do mês e que o seu corpo sabiamente expulsa para a deixar liberada, limpa e saudável novamente.
Deixar que o seu corpo se expresse livremente e se possa limpar das emoções que não lhe fazem bem, é uma grande ferramenta para sanar o nosso corpo e liberta-lo de tudo o que não necessita.

Pessoalmente, quando eu tenho pré-menstruações ou menstruações muito irritantes ou desagradáveis, é um ponto de observação de mim mesma, de como estou nesta fase da minha vida. Se tenho muita vontade de chorar e muita raiva seguramente é porque me estou a sobrecarregar e não me estou a escutar ao longo do mês e por isso nesta fase expresso esta dor interna. Mas, se estou numa etapa da minha vida mais relaxada, vejo como também a minha fase pré-menstrual e menstruação são também mais tranquilas e agradáveis.

O síndrome pré-menstrual encontra-se somente na cultura occidental, uma cultura onde prioriza a produção ao descanso e à escuta de nosso corpo, … o nosso síndrome pré-menstraul não é mais do que um detector de quando não estamos ouvindo o nosso corpo nem o nosso coração, forçando-nos a ir a um ritmo que não é o nosso.

Como faço para mudar isso?

Reduzindo o ritmo e as exigências pessoais, descansando, priorizando o que você necessita e priorizando também o nosso cuidado íntimo e profundo, … pouco a pouco, prestar atenção já é um primeiro passo.

1 Comments on “O porquê do síndrome pré-menstrual (irritabilidade, choro, raiva…)?

Deixe um comentário